quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Como cuidar de um porquinho peruano


PORQUINHO DA INDIA SHELTIE E PERUANO
Conviver com este animalzinho tem sido para mim como criadora uma honra. Desde o nascimento são esperos e saudaveis. Ariscos no início, com uma filosofia de correr primeiro e pensar depois, mas com carinho e dedicação do dono vão se tornando amáveis e carinhosos, vindo quando são chamados, conhecem o passo do dono e já comesssam a soltar ruidinhos, gostam de um colinho desde que seja seguro, eles não gostam de ser jogados de um lado para outro, gostam também de se esconder no cabelo do dono.Promovido a animal de estimação justamente pelo capacidade que tem de interagir com o ser humano tambem por ser fácil de cuidar e de não necessitar de vacinas.
No Coelhario e Caviario JT Ferreira Santos criamos duas raças de porquinho-da-índia, o Peruano caracterizado pelas rosetas(redemoinhos) por toda a pelagem longa e farta-
E o Sheltie que tem a pelagem longa porem mais lisa:
Cada um com a sua graça e seu modo meigo de agir ,tem reforçado nosso desejo de continuar a criação e melhorar cada dia mais a genética de nossos animais, oferecendo a você cliente como sempre o nosso melhor filhote.
MANEJO
Como cuidar do seu porquinho da índia
Alimentação-
Feno- De vital importância , prefira os diversos tipos de braquiarias ,como o massai por exemplo, bem seco, sem pó, com cor verde , preste atenção se o feno não contém bolor ou um cheiro de estragado este tipo de feno não deve ser dado em hipótese alguma, você pode também dar o capim in natura, mais o feno é melhor, pois assim você evita que o capim se estrague no alojamento. O feno possui celulose e fibras importantíssimas para o bom funcionamento do intestino do porquinho, sem falar na ajuda que dá aos dentes ,controlando seu crescimento além de dar ocupação para seu porquinho da índia.
Ração- Se você oferece a ele uma alimentação variada ele poderá comer ração de coelho, mas se por algum motivo você não puder oferecer a ele uma alimentação bem balanceada então e melhor que você dê a ele ração própria de porquinho da índia. A ração deve ser dada em pouca quantidade mais sempre deve haver alguma dentro do alojamento .
Frutas/verduras e legumes- Cenoura, beterraba,verduras escuras , pepino, salsa, pimentão, pera,banana, uva , são alimentos que eles gostam muito ,lembre-se sempre em dar em pequenas quantidades, e não deixar que deteriorem dentro do alojamento , atraindo moscas e outros insetos.
Dê também caule e folhas de arvores frutíferas como seriguela, folha de bananeira, folha e caule da amoreira, etc.
Não de- maça com casca,mamão, alface e feno de alfafa.
Vitamina C- Essencial para a saúde de seu porquinho deve ser oferecida todos os dias para garantir que ele não tenha carência desta vitamina , já que os porquinhos não possuem a capacidade de sintetizar a vitamina C, não pingue a vitamina c na agua pois ela não fara o efeito desejado.
Higiene- Se encarregam de se limpar sozinhos como os gatos, penteie uma vez por semanas os shelties e peruanos, ajuda a manter o pelo deles sempre bonito. Quanto ao banho uma vez ao mês e o suficiente se o clima estiver quente.
Reprodução-A porquinha, se for desejada a prenhez, deve ser apresentada ao macho ate 3 meses para facilitar o parto, a duração da prenhez e de dois meses e o numero de filhotes pode ser ate 3, ( mas já vi casos de 5 , casos raros mais existem).Os machinhos com dois meses já estão prontos para a reprodução.Os filhotes nascem de olhos abertos, correndo atrás da mãe, são espertos e ágeis.
Alojamento:
Deve ser o maior possível, existem modelos de casinhas muito interessantes a venda , inclusive na internet , se você optar por gaiolas devem ser de bom tamanho e ter um ninho la dentro para o porquinho dormir , se esconder na verdade, eles gostam muito.
Revestimento do alojamento- Serragem grossa, borracha são excelentes.O contato com as fezes deve ser evitado ou amenizado ao maximo.
Comedouros e bebedouros- O comedouro devem ser de um material pesado, o bebedouro pode ser do tipo mamadeira ou mesmo de bilha , assim não ocupa lugar dentro do alojamento do seu porquinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário